Pular para o conteúdo

Ágora – Contando e vivenciando histórias na Grécia Antiga

13/12/2022

A origem do Ágora remete ao ano de 2012, quando tive a iniciativa de escrever um jogo sobre a Grécia Antiga. Sempre amei o cenário, mas nunca conheci nenhum jogo que realmente me fizesse sentir imerso no mundo helênico clássico (os filmes então, dos mais abomináveis).

No mesmo ano, com pouco material pronto (ou seja, fazendo fichas e escrevendo no ônibus) tive o prazer de fazer um primeiro playtest no World RPG Fest.

O tempo passou,  e o jogo, até então chamado de Quintessência, continuava fisicamente na gaveta (ou no HD do computador, pra ser mais preciso). Curiosamente, no entanto, o projeto nunca saía da minha cabeça. Seus playtests ainda aconteciam ora aqui, ora ali, muitas vezes nos lugares – e países, mais exóticos.

Em 2016, no entanto, tomei vergonha na cara, e nas praias do Arroio do Silva, jurei à Hermes terminar meu projeto. De lá pra cá, o jogo amadureceu junto com seu autor, tomando forma em uma 1a versão adequada para compartilhamento: Ágora – Versão Playtest.

Hércules e Atena Cerâmica grega antiga, 480–470 a.C.

Eu achava que estava perto do final, mas, na verdade, era o meio do caminho…

Minha relação com os jogos mudou bastante de lá pra cá, e o meu querido blog Aventurando-se vive mais das glórias do passado do que do presente. Apesar disso, como não poderia ser diferente, os RPGs e o Ágora nunca se distanciaram totalmente da minha vida.

Como promessa é dívida – afinal, não sou nem louco de contrariar Hermes – venho finalmente cumprir minha promessa, declarando com imensa alegria: o Ágora está pronto!!!

Download Ágora

Ágora, ouἀγορά, em grego, pode ser traduzido como assembleia em português, ou seja, uma reunião de pessoas com um objetivo em comum. O objetivo desta ágora, deste jogo, é que você e seus amigos construam e vivenciem uma epopeia inspirada na mitologia grega.

Se você baixou os documentos, leu, e preferencialmente – mas não exclusivamente, jogou o Ágora, eu ficarei imensamente grato de ouvir qualquer feedback sobre o jogo. Vocês podem comentar aqui no blog, me escrever no facebook ou enviar um e-mail para: chico.lobo.leal@gmail.com

Grande abraço e viva Hermes, o mais astuto dos deuses,

Chico Lobo Leal

No comments yet

Deixe um comentário