Pular para o conteúdo

RPG, heroísmo e fake news

08/03/2021

Um tema que gosto muito de pensar e discutir é o aspecto simbólico do heróismo, ou, em outras palavras, o que um herói representa. Escrevi sobre isso, de maneira até emocionada, após assistir o documentário Senna, 9 anos atrás (!!): https://aventurandose.wordpress.com/2012/06/23/a-importancia-do-heroi/

Desta vez, outro produto audiovisual me inspirou a retomar esse assunto. No caso, o excelente Samurai Jack.

No episódio 13 da 1a temporada do desenho, o grande vilão da série, Abu, reúne uma plateia de crianças, e conta histórias de como Jack é um samurai mau, e ele mesmo, Abu, é um herói tentando defender o mundo.

Olha que interessante, assim como outro vilão real que ocupa um alto cargo na política brasileira, Abu estava utilizando fake news pra criar uma imagem positiva perante a população!!! Quem diria que esse episódio de 2001 seria tão atual 20 anos depois…

Mas, além dessa infeliz correlação, gostaria de expor aqui, mais uma vez, o quão interessante é pensar no que um herói representa, especialmente para os humildes, para os oprimidos, e, claro, para as crianças. Personificar um herói num RPG pode ser uma oportunidade de vivenciar glórias e vitórias, mas, também, é uma ótima chance de experimentarmos as responsabilidades do heroísmo: ser um exemplo para outros, ter consciência de que suas ações influenciam outras pessoas, e até sociedades inteiras.

Com um hobby que nos abre tantas possibilidades, está aí algo que nos faria bem: vivenciarmos completamente a experiência do heróismo: da fama às dificuldades. E, ainda: uma oportunidade de ouro para os Mestres e Narradores criarem um vilão que age de forma diferente. Em um cenário medieval fantástico, por exemplo, que tal, ao invés do tradicional necromante super-poderoso, um nobre influente que espalha fake news sobre os heróis do grupo?

Ou, em um cenário cyberpunk, porque não um representante de uma corporação que solta fake news sobre um produto, como, por exemplo, um remédio que não cura a doença que assola a população, enquanto os heróis lutam para desmascarar o vilão e informar a população?

Sem dúvida uma oportunidade de ouro pra nos inspirarmos nos jogos para atuarmos no mundo real!

Roll the bones,

Chico Lobo Leal

One Comment leave one →
  1. m4lk1e permalink
    27/05/2021 21:49

    Aquele momento em que nos damos conta do quão fantasiosa e maniqueísta a realidade se tornou, por conta da opção cega e fanática de uma parcela da população do país…

Deixe um comentário