Pular para o conteúdo

RPG Supernatural/Sobrenatural

06/05/2011

De todos os estilos de aventuras de RPG que eu já joguei, um dos meus favoritos é terror/suspense, ainda mais se for ambientado no mundo real, com as nossas referências históricas, geográficas, enfim, acho que a tensão gerada por narrativas assim muito forte.

Me inspira, então, uma série atual perfeita para aventuras desse gênero, essa série é Supernatural/Sobrenatural.

Vamos à uma rápida sinopse sobre a série, e depois uma não tão rápida descrição do cenário:

Sinopse:

Dean e Sam Winchester são irmãos, marcados pela trágica e misteriosa morte de sua mãe durante um inexplicável incêndio ocorrido há 20 anos.

John, o pai dos irmãos decide então buscar por vingança a todo custo, e destruir o que matou sua amada esposa. Acontece que o incêndio foi gerado por forças malignas sobrenaturais, o que faz o viúvo destinar sua vida a caça de todo tipo de criaturas.

Dean já adulto, acompanha o pai em todas as suas caçadas, e segue o “negócio da família” enquanto Sam deseja a todo custo ter uma vida normal.

Mas logo no início da série outro evento ocorre e muda completamente os planos de Sam, que passa a acompanhar Dean em sua jornada.

Cenário:

Como disse antes ambientes “reais” bem próximos ao nosso dia-a-dia são incríveis para causar medo.

E o “mundo” de Supernatual é exatamente assim, é igual ao nosso, mas nele existe todo o tipo de criatura, cada uma com uma razão de ser e uma forma de ser destruída. No decorrer da série os irmãos Winchester encontram-se com diversos tipos de monstros, como fantasmas, vampiros, demônios, metamorfos, e mesmo famosas lendas urbanas como o Homem do Gancho, e a Maria Sangrenta.

O legal é que Supernatural é uma série investigativa, que dá a possibilidade de um jogo de RPG altamente interpretativo. Com essa ambientação, o Narrador poderia criar npcs bem elaborados, que passassem aos jogadores algumas informações que apenas os instigassem a investigar mais.

A narrativa não precisaria seguir exatamente a mesma trama da série, nem mesmo os mesmos personagens. Os jogadores poderiam apenas se unir para um caso, sendo todos caçadores, e após a resolução dessa primeira aventura,  poderiam ouvir rumores sobre outro ataque ou outro tipo de evento sobrenatural em uma cidade vizinha. O próprio plano de fundo desse universo – cheio de acontecimentos paranormais e suspense – já basta para atrair os jogadores e personagens pro RPG.

Uma outra idéia é manter uma campanha que, ao invés de ter todo um fundo de acontecimentos bíblicos (como na série), ter um fundo em mitologias diversas como a nórdica, indiana, celta ou até a mais conhecida greco-romana. Seria interessante vermos um Ares (com todas as características que um Deus da Guerra poderia ter) conspirando para ora prejudicar os personagens, ora para ajuda-los nas suas caçadas.

Enfim, pesquisando na internet achei alguns sistemas já prontos para Supernatual, e o que mais me agradou foi o oficial criado pela  Margaret  Weis Productions  é um sistema simples, o livro contém apenas 9 capítulos que rapidamente explicam desde o conceito do mundo, cenário, a interação com npcs que não são caçadores, regras sobre o sistema em sí, criação de personagens, tem inclusive uma gama de monstros encontrados na série com a ficha pronta, e a explicação de como se criar novas fichas de inimigos.

O que eu achei mais interessante nesse sistema para jogar Supernatural, é que a mecânica dele foi desenvolvida especialmente para captar toda a essência, e cada nuance do mundo.

Claro que a utilização desse sistema é apenas uma dica, muitos rpgs já famosos podem ser utilizados com a mesma finalidade, por exemplo jogar esse  cenário em “O Mundo das Trevas”, me parece uma ótima idéia.

Agora só para fechar o tema de Supernatural, eu não poderia deixar de dizer que é uma das minhas séries favoritas, que mesmo a sexta temporada que eu não esperava ser boa (afinal a série teve um fim) está me surpreendendo. E claro, que eu não poderia deixar de dizer que o Dean é realmente incrível…XD

Espero que aproveitem então algumas dicas aqui, ou que pelo menos se empolguem em jogar esse RPG de suspense/terror investigativo.

6 Comentários leave one →
  1. 26/07/2011 15:00

    Vou começar a mestrar Supernatural RPG aqui em minha cidade para um pequeno grupo ( um garoto e duas garotas). E mesmo bolei um sistema até pq meus jogadores são iniciantes, gostei muito das dicas, e concordo com vc Supernatural é surpreendente, e o Dean é P#D@ !

  2. Mariana "Aywanne" Boujadi permalink
    26/07/2011 15:16

    É, eu acho o cenário algo realmente incrível.
    Uma boa para jogadores iniciantes, acho mais simples começar a jogar em um mundo que é como o nosso, só que repleto de desafios sobrenaturais.
    De onde você é?
    Depois me conte sobre o andamento da campanha, ficarei feliz em saber.

    Abraços e obrigada pela visita.

    =)

  3. 05/10/2011 14:19

    Mariana, seus pedidos foram atendidos! Já existe esse tipo de rpg em World of Darkness, chama-se “Hunter: The Reckoning”. By the way, o link para o arquivo da adaptação oficial foi retirado.
    Abraços,
    Sirius

  4. 22/01/2018 18:35

    eu mestro sobrenatural rpg, no RRPG fare cast nome da mesa e sobrenatural_onde estão os winchestes.

Trackbacks

  1. Supernatural e WoD: Hunter, the Reckoning «
  2. Um anjo, um demônio, a Morte, e algo entre eles. «

Deixe um comentário