O Retorno Glorioso do RPGénesis

Há alguns anos atrás, a cena independente brasileira surgiu em meio a um “boom”; editoras nasciam, e diversos movimentos de game design despertavam autores e produtores. O FVM, Game Chef, Orquestra dos Jogos e o épico LabJogos foram alguns destes movimentos.

Mas nenhum deles teve a notoriedade, e senso de companheirismo, que teve o primeiro movimento: o RPGénesis, que retorna depois de um hiato de anos.

RP o Quê? O Que Raios é Isso?

O RPGénesis é um desafio comunitário global para criação de jogos narrativos, com um mínimo de 5000 palavras, e durante sete dias, no mês de agosto de 2019. Esta “jam” está acontecendo no espírito dos desafios literários NaNoWriMo e NaGaDeMon, e das edições anteriores: seu propósito é partilhar a energia e motivação de se criar um jogo narrativo entre os diversos participantes, e dar razão à máxima de “aprender fazendo”.

E, como todo movimento, também há suas…

Regras

O Retorno com Frutos

Esta edição já conta com mais de noventa participantes (isso mesmo, NOVENTA autores!), e gente bem conhecida das cenas nacional e internacional de jogos independentes. Nomes como Encho Chagas (Pulse, Brigada dos Quatro), Julio Matos (UED – Você é a Resistência, Goddess Save The Queen), Fabiano “Chikago” Saccol (UED – Você é a Resistência, A Última Fortaleza), Paul Czege (My Life With MasterThe Clay That Woke) e até mesmo este que vos escreve. Tudo isso para tornar a cena independente unida e produtiva como nunca.

Para participar, é bastante simples: basta entrar na página do projeto no itch.io (vou colocar o link de novo, porque sou bonzinho ^^) e apertar o botão “Join Jam“. Com isso, você já está participando do concurso.

“Ah, mas e a parte da criação?” Nesse sentido, a resposta é ir imaginando, especulando, escrevendo e organizando tudo sem hesitações, e de modo a submeter o projeto dentro do prazo. Se tiver dificuldade, pode recorrer à comunidade participante ou a outras fontes de informação (as postagens da série Diário de Design vão ajudar, e muito, neste processo).

Não deixe de compartilhar sua criação nas redes sociais, para que todos os participantes e editoras associados ao movimento possam ver, e partilhar informações se necessário. Para isso, use no Twitter a hashtag #RPGenesis.

Ao término do prazo, trarei a vocês a síntese dos jogos finalizados durante o processo.

Pronto para o desafio? Então, chega mais e venha criar um jogo com a gente. Ainda dá tempo!

Update: Passados os dez dias de produção estipulados para o RPGénesis, estou aqui hoje (dia 12/08, segunda-feira) para trazer a vocês os vinte jogos finalizados e entregues neste movimento (incluindo um jogo escrito por este que vos escreve). Você pode conferi-los de perto neste link aqui. Desde já, lhes recomendo um ótima leitura de todos eles.

E que venha o #RPGenesis de 2020!

Que Luna os ilumine, e até a próxima!