Skip to content

Aprendendo e jogando: RPG e LARP como ferramentas de ensino

09/06/2017

Frequentar eventos de RPG sempre me ajudaram a expandir meus horizontes no hobby. Conheci diversos amigos por causa deles, ousei me aventurar seriamente em game design aproveitando o contexto em que acabei me inserindo e, também, fui estimulado a pensar em outras aplicações para o jogo.

Um destes exemplos é a relação do RPG e a educação, que descobri em 2012, no WRPG Fest em Curitiba, por meio da ótima palestra do Matheus Vieira. A apresentação me marcou muito, pois me mostrou uma faceta do hobby que até então eu tinha ignorado, por mais que eu mesmo tenha sido amplamente beneficiado pela prática do jogo, melhorando minha comunicação, sociabilidade e oratória.

RPG & Educação - Matheus Vieira

O Matheus apresentou seu livro, RPG & Educação – Pensamentos Soltos, e falou da sua experiência em sala de aula, com o “Clube do RPG”, que usava o jogo como ferramente de ensino. Após uma certa desconfiança para com o clube, a escola começou a ver o potencial da iniciativa. Até hoje lembro duma fala dele:

Em certo momento a diretora começou a receitar o Clube do RPG como solução para o mal desempenho dos alunos, vendo o resultado que os membros antigos do clube estavam tendo – “Ah, o Jeremias tá precisando de RPG pra melhorar o comportamento e notas”

Olha que louco isso?

Recomendo a leitura do livro do Matheus, e também da sua tese, pra quem realmente quiser mergulhar no tema.

Depois de um hiato de cinco anos, já em 2017, o uso do RPG nas escolas apareceu de novo pra mim, desta vez por meio do LARP (live-action roleplaying game), em outro caso concreto. Estou falando da Østerskov Efterskole, localizada na cidade de Hobro, na Dinamarca.

A escola usa o LARP como suporte para o ensino de todas as disciplinas. TODAS. A ideia é ensinar de forma lúdica para envolver e estimular os alunos.

A AJ+ montou um vídeo bem explicativo da escola, vale muito a pena conferir: School of Larping

E aqui no Brasil?

Há poucas semanas descobri a ONG Narrativa da Imaginação, com sede em Uberlândia, em Minas Gerais. Infelizmente o site deles não está funcionando, mas a página com o link acima está. A ONG se define como:

Narrativa da imaginação é uma associação para a defesa, promoção e acesso a cultura e educação, de categoria ONG/OSCIP, voltada melhoria na qualidades das relações humana, condições de vida e desenvolvimento pessoal, por meio de RPG, Larp, Cardgames, Boardgames e Swordplay.

Estou mais do que curioso pra acompanhar essa iniciativa, e, com sorte, até visitar o local!

Se assim fizer, podem ter certeza que compartilharei aqui no blog.
E aí, mais alguém tem alguma experiência com RPG no ensino?

Roll the bones,

Chico Lobo Leal

No comments yet

Deixe um comentário

