Skip to content

As Bruxas da Noite

09/03/2017

Entre as tantas histórias que habitam as lembranças da já distante Segunda Guerra Mundial, está a obscura história de um grupo de aviadoras soviéticas. Voluntárias do Exército Vermelho, estas mulheres foram motivadas a lutar contra os alemães em incontáveis noites, para proteger sua pátria da invasão nazista.

Estas bravas mulheres compunham o 588 NBAP (Regimento de Bombardeio Noturno), mas também eram reconhecidas por outra alcunha entre os alemães: Nachthexen – as Bruxas da Noite.

Achou esta história interessante? Pois você pode procurar mais detalhes sobre ela neste link aqui.

Agora, e se uma história tão impressionante quanto esta pudesse virar um RPG? Pois saiba que já existe um jogo voltado para retratar esta lenda de guerra.

Apresento-lhes, caros leitores, o jogo Night Witches, de Jason Morningstar (autor de Fiasco, dentre outros tantos jogos interessantes).

night_witches_cover-683x1024

Natural-born Soviet Airwomen

O jogo, disponível apenas em inglês, nos apresenta as personagens neste conceito: “Mulheres Soviéticas Aviadoras por Natureza”. Todo PJ será uma das integrantes do 588 NBAP, mas isso não significa que sejam todas iguais; cada uma terá sua Natureza própria, e um Papel social a ser desenvolvido perante suas iguais, ou superiores.

Mas, o que significa ser uma Mulher Soviética Aviadora por Natureza? Basicamente, significa muitas coisas – e o jogo faz questão de lidar com todas elas.

A primeira, e provavelmente a principal delas, é o Desprezo; mesmo se alistando voluntariamente, essas moças não recebem respeito algum do Exército, ou de seus regimentos “irmãos”. Os homens de outros destacamentos não podem ter o menor contato com elas (sob pena de traição e corte marcial), e também não podem ajudar compartilhando seus suprimentos e peças – afinal, o Exército conta com eles.

Da mesma forma, elas devem lutar com aviões antiquados e de segunda mão, com pouco estoque de munição e peças sobressalentes. Devem lidar com o que tem, para derrotar os inimigos noite após noite…

Além disso, o jogo possui também um clima queer, por abordar a vida de cada uma das aviadoras ali presentes, e suas relações entre si. Afinal, elas estavam sozinhas em meio às outras tropas, e desamparadas com o caos e horror que as cercavam.

Night-Witches-Portraits

“Tonight, We Fly”

O jogo reproduz, na íntegra, todos os aspectos dessa vivência: desde contar os costumes e mencionar as leis que regem o comportamento das aviadoras, até o roteiro hisórico que o regimento fez, desde sua incursão na guerra.

E, para isso, faz uso do Apocalypse World Engine – o sistema de regras já apresentado no Brasil em jogos como Dungeon WorldMonsterheartsMonstro da Semana.

Ao meu ver, esse foi o jogo que melhor refinou o sistema, encaixando-o perfeitamente na proposta sexista e brutal que o mesmo propõe. As fichas de PJ correspondem às opções de Natureza de jogo, caracterizadas em pássaros (Coruja, Pardal, Pombo, Falcão e Corvo) – cada um deles contando com sua própria lista de movimentos (ou moves, como é apresentado no original). Os Papéis surgem como opção de customização, oferecendo pontos de vista traduzidos em movimentos particulares (Líder, Misantropa, Zelote, Protetora, Sonhadora e Aventureira).

A qualificação inicial das Características é definida pela Patente da PJ (previamente estabelecida, e aprimorada pelo ganho de Medalhas como recompensa pelo rendimento nas Missões. Estas, inclusive, são realizadas somente no turno da Noite, que corresponde à final de uma sessão de jogo; boa parte da narrativa se desenvolve durante o Dia, quando as aviadoras retornaram à base depois da noite anterior e devem lidar com os problemas do regimento (como obter suprimentos, consertar os aviões avariados e tratar as aviadoras feridas em combate) enquanto se preparam para a noite seguinte.

Inclusive, é aqui que o sistema brilha de fato: na mecânica de relações entre as PJs, e tudo que as cerca. Isso se desenrola em duas perspectivas diferentes, entre pessoas e aviões ou com os horrores da guerra em si. Na primeira, o sistema de Regards mostra-se soberano, funcionando de forma bem similar aos outros jogos AWE (um modificador positivo ao lidar com a pessoa/avião com quem você tem relações); na segunda, entram as Marks (situações assombrosas que a guerra pode propiciar, gerando momentos narrativos quando selecionadas e, ao mesmo tempo, acionando uma contagem regressiva para a PJ).

Night-Witches-Pilot

O Foco

No fundo, Night Witches é um jogo narrativo sobre a guerra, ao mesmo tempo que não é – e, na minha opinião, é justamente isso que o torna tão rico. Ele reproduz em detalhes a jornada do 588 NBAP, desde sua entrada formal no confronto. As aviadoras avançam de posto à medida que Missões são cumpridas com êxito, e há uma jornada bem estabelecida de Bases Militares para residir, e regiões para proteger. Essa é a campanha do jogo.

Por outro lado, a guerra em si surge apenas quando o sol se põe; é um aspecto da vida das PJs, até mesmo pequeno frente a outros desafios diurnos: o contato com as Forças Militares, com os homens dos regimentos “irmãos” e consigo mesmas; o dilema da escassez de recursos, e os esforços para contornar essa constante; a motivação das aviadoras, e o medo de enfrentar os alemães; a questão da identidade de gênero; entre tantas outras que o grupo pode abordar…

Enfim, Night Witches é um jogo sobre mulheres, em sua essência. E consegue mostrar isso de modo brilhante em sua extensão, e regras. Simplesmente imperdível para você, fã de guerras – ou para você, que busca uma experiência distinta de jogo.

Obtenha o livro acessando o link direto da Bully Pulpit Games, reúna seus amigos, e embarquem em seus aviões rumo à vitória! ò.ó

night-witches-ks-images

Que Luna os ilumine, e até a próxima! o>

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 09/03/2017 09:19

    Esse jogo é fantástico, e pra mim serve como um dos grandes exemplos de como podemos vivenciar grandes experiências por meio do RPG.

    A mecânica do Night Witches é perfeita (medalhas e aves como arquétipos, pqp, brilhante!!), e a história, real, é fenomenal.

    BAITA jogo. Obrigado de ter resenhado-o aqui Jairo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: