Skip to content

Trilhas sonoras no RPG

11/12/2016

Eu já abordei a questão de estimular a percepção dos jogadores em outro post, mas aqui vou abordar unicamente as trilhas sonoras. Já fazem anos que as introduzi nas minhas mesas de jogo, e tenho uma pasta no meu PC com um número grande de soundtracks de filmes, séries e jogos que eu gosto de utilizar.

okami-waka

Waka, um dos personagens mais emblemáticos de Okami tem sua própria música tema (outra coisa maneira pra inserir nos RPGs!)

Confesso que como músico amador e entusiasta, adoro reparar nas trilhas sonoras. Gosto de jogos com histórias envolventes. Gosto de jogos com mecânicas criativas. Fico pilhado com jogos que unem isso às suas trilhas sonoras. De prontidão penso em Okami, que pra mim foi um jogo que simplesmente me encantou.

Tenho todo o soundtrack dele, claro (e já usei parte dele em uma mesa de Blood & Honor!).

Em relação a séries e filmes, também acho um exercício interessante reparar na trilha sonora da obra. Ocasionalmente consigo adivinhar o que vai acontecer na cena somente pelo “tema” dela, e já adivinhei o compositor pelo “estilo”. All hail the great Hans Zimmer!

Três anos atrás, quando conheci o Roll20, a possibilidade de inserir sons no meio da partida foi um dos fatores principais que me fez curtir a plataforma. Diversas vezes numa narração eu queria ter de forma fácil um “som de trombeta”, “porta batendo”, “trovões”. São sons que enriquecem a cena.

01-in-the-forest

Se  você não conhece, por favor corra atrás do trabalho desses caras. Eles tem diversos álbuns inspirados em Tokien, lendas arturianas e muitas outras coisas boas. Não por acaso, eles são apelidados de “os bardos” (A arte dessa imagem é de  Leo Hao, ilustrador de diversas capas da banda).

Essa semana, influenciado pelo show fodástico do Blind Guardian que fui na cidade de Rijssen, aqui na Holanda, e enquanto procurava trilhas sonoras pra embalar meus estudos (outro hábito que tenho), me deparei com o trabalho fantástico do artista Brandon Fiechter. O cara tem um canal no youtube com diversas compilações de músicas que ele mesmo compõe, sendo a maioria de grande utilidade pra nós, RPGistas!

Há trilha sonoras para tavernas medievais, cidades e vilas, floresta, steampunk/futurista, piratas e circo, além de diversos temáticos com povos (reais ou não), tais como anões, elfos e celtas.

A lista é muito mais extensa dos que esses que eu listei, e os convido a visitá-la:

Compilado Brandon Fiechter.

Curtam, apoiem, elogiem a página do Facebook desse cara. Tudo isso está disponível de graça para nós, é o mínimo que podemos fazer.

E vocês?
Tem algumas dicas/sugestões de trilha sonora?

Editarei o post com todo o prazer levando em consideração suas contribuições.

Roll the bones,

Chico Lobo Leal

 

No comments yet

Deixe um comentário

