Épico RPG, um genérico brasileiro em construção
Desde que o Aventurando-se foi criado, há seis anos, tivemos uma trajetória mais ou menos constante na divulgação de RPGs alternativos (começando pelo ótimo Classroom Deathmatch, inspiração pro blog), e compartilhando o pensamento e as aventuras dos nossos autores no nosso querido hobby.
Nesse meio, sempre é um prazer incentivar a produção nacional de RPGs, mas, como já é esperado, sou influenciado pelos jogos que tenho contato. Ou seja, meu círculo doidão de amizades nesse mundo direciona muito do que experimento. Sendo amigo do ciborgue do Arroio do Silva então, fica difícil conseguir testar tudo que é produzido (se você não sabe do que eu estou falando, tome vergonha na cara e clique no Jogos a Lá Carte!!).
No entanto, vira e mexe surgem algumas coisas diferentes no horizonte, e é com prazer que o Aventurando-se apoia essas iniciativas. Sem demoras, lhes apresente o Épico RPG.
Épico RPG
Nas palavras do autor, Rafael Lopes Vivian:
Épico RPG usa um sistema original brasileiro para jogos de interpretação em qualquer cenário que a imaginação conceber.
Ok, um sistema genérico. Mas, e aí?
Fácil de aprender: diferente da maioria dos sistemas de RPG avançados, o Sistema Épico parte de uma base simples, com poucas regras para decorar e palavras familiares para qualquer um. Cada jogador só precisa de dois ou três dados comuns de seis faces.
Muito flexível: qualquer tipo de história ou cenário funciona no Épico RPG. Alta aventura, fantasia mágica, ficção científica, drama, terror, sobrenatural, super-heróis…
Mecânica realista: uma raridade hoje em dia, o Épico RPG busca um equilíbrio que a maioria dos jogos nem tenta ter. Mas não precisa ter medo de regras complicadas porque não tem: o mestre usa o nível de complexidade que desejar. Quer que o combate acabe rápido com menos roladas de dados e consultas ao livro? Vai firme. Mas se quiser abrir fogo de supressão contra um batalhão ou dar um chute no saco do inimigo, a regra está lá. Buscamos um realismo de ação, não de documentário.
Beta aberto grátis: o manual com todas as regras está disponível gratuitamente e é 100% jogável. Nesta etapa queremos que o máximo de pessoas possível comente e se envolva no desenvolvimento. Qualquer um que quiser pode até ser co-autor do projeto.
Ambicioso!
Gostou da proposta?
Cheque o próprio site do jogo:

Arte por Michael Richards, publicada sob licença Creative Commons Atribuição 3.0. Arte editada: recorte, brilho, saturação
Roll the bones,
Chico Lobo Leal