Skip to content

Monte Cook está novamente na cozinha: Invisible Sun

17/08/2016

No mundo RPGista, Monte Cook é um daqueles nomes que, quando ditos em voz alta, fazem as pessoas ao redor ficarem em silêncio e ver o que está acontecendo. O cara é responsável por centenas de livros, artigos, suplementos e o que mais tiver de produto relacionado ao RPG. É o autor do ótimo Arcana Evolved e um dos responsável pelo D&D 3a Edição, que, você gostando ou não, foi – e ainda é – um ícone na história do Dungeons and Dragons e, consequentemente, do RPG.

Numa era de “saturação de regras” (termo que acabei de inventar pra pegada D&D 3a Edição), o Sr. Cook levantava uma voz que se destoava do coro. Pra entender o que estou falando, compensa dar uma checada num artigo aqui do blog, de 2011: Recuperando o Trono de Jogo. Talvez os jogadores indies pensem que “tudo isso já é superado”… mas eu te garanto, Monte Cook foi um dos responsáveis pra que isso aconteça.

Pois bem, feita a apresentação necessária, vamos ao que interessa: Invisible Sun, o novo projeto do mestre.

Invisible Sun

Como a imagem já diz, o Invisible Sun está em período de kickstarter, isto é, financiamento coletivo, e se você curtir o que expormos aqui nesse post, é uma ótima oportunidade pra investir nesse produto e apoiar o autor e o jogo.

Já no kickstarter dá pra ver que o projeto é ambicioso: o RPG vem numa caixa com dezenas de props e acessórios (ah, os americanos sabem como ganhar dinheiro…): livros, escultura, medalhões, dados, cards, fichas, e mais.

Invisible Sun é um jogo de imersão profunda na narrativa (storytelling), utilizando as mecânicas e seu gameplay para que isso aconteça. O cenário/ambientação explora o misticismo, as sombras, os segredos… na definição do próprio Monte Cook, IS é um jogo de fantasia surrealista. Há a “Shadow”, que seria nosso próprio mundo, a sombra cinza, chata e sem-graça do verdadeiro mundo: a Actuality, onde a magia realmente acontece.

O jogo não impõe limites à criação de personagens (pelo menos é o que eles dizem, quero ver quando eu for criar meu Super Pig!), explorando mais como os personagens usarão os segredos para alcançar seus poderes mágicos, do que limitando suas ideias.

91a958bbb3e4c02dada07a83a20bbc29_original

Fonte: Monte Cook Games

Voltando aos produtos da caixa apresentada no kickstarter: a interação Shadow – Actuality é presente no RPG, “on game” e nos próprios produtos físicos. Aparentemente há diversos segredos espalhados nos livros, que, ao serem descobertos e revelados, intensificarão a ambientação do jogo, e ainda serão fonte de diversão pros mestres, que, ao invés de caçarem pokémons, caçarão pistas e segredos no seu RPG de papel :P.

Além disso, IS irá propor regras para que o Mestre lide com jogadores ausentes, jogos solo (um só jogador), utilizando aplicativos e programas para se jogar online. O jogo quer “revolucionar” a maneira de se jogar RPG de mesa. E, para isso, ele quer um público bem seleto: eles se autodenominam um jogo adulto, imersivo.

Caramba, hein?

Difícil não criar hype com um jogo desses…
Eu sintetizei aqui as características que julguei principais, mas há mais, bem mais explicação na página do kickstarter. Se você se interessou, mergulhe na leitura, e depois venha comentar aqui no blog suas conclusões!

A título de curiosidade, o jogo começou a ser financiado antes de ontem, dia 15 de agosto de 2016, e já alcançou sua meta de + de 200k. Só enquanto eu escrevia esse post, o jogo já ganhou + 1.000 dólares…

É, o nome Monte Cook realmente chama a atenção!
E como não?

Roll the bones,

Chico Lobo Leal

 

 

 

 

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 21/08/2016 02:51

    O cozinhando foi um trocadilho com Cook? uasdhduahud

    Fiquei curioso com o projeto, será que usará o Cypher system?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: