Skip to content

Uma Relíquia Mortal: A Mão do Macaco

09/10/2013

cirandadosblogs

Esta noite, caros amigos, irei compartilhar com vocês um item macabro, que já ceifou inúmeras vidas desde sua criação: a Mão do Macaco. Sua história perdura por gerações, envolvendo pessoas de todos os povos, mas com um ponto em comum: a ganância.

Sua aparência, em todos esses contos, é justamente como indica seu próprio nome: uma mão mumificada de macaco. Em algumas histórias, ela aparece envolta por bandagens e runas de proteção, em outras ela tem seus poderes reduzidos. No fim das contas, a única concordância está no desfecho daqueles que a possuem…

mão do macaco 3

Sua origem é desconhecida, mas seu poder é muito bem conhecido, e até mesmo almejado, por quem a conhece: realizar qualquer desejo. Sem qualquer limitação ou dificuldade, esta relíquia é capaz de realizar qualquer desejo daquele que a carregar consigo…

Por um preço.

Para cada desejo realizado desta forma, um dos dedos da mão se quebra, estalando como um graveto partido – na verdade, um sinal do “pacto” mantido entre o item e seu dono, que se afirma a cada novo desejo. Todos eles, no fim, terão suas consequências jogadas ao orgulhoso portador do objeto (as piores possíveis) até o estalar do último dedo. Hora esta em que a própria relíquia vem cobrar o seu tributo definitivo…

Poucos conhecem esta parte da história, mas é certo que a Mão do Macaco foi criada como uma punição pelo orgulho e ganância humanos: ela será notada somente por indivíduos extravagantes, de modos ostensivos e que desejam sempre ter mais do que já possuem. Não se trata de um objeto benéfico, no entanto, por sempre cumprir o que lhe pedem, seja o que for. Sua influência perante o dono aumenta a cada novo pedido, a ponto de um simples pensamento ser interpretado como um desejo – a ser realizado da forma mais grotesca possível, para torturar o usuário com a culpa (e, assim, saborear-se com o seu desespero).

a-pata-do-macaco

Dungeon World

Utilizar a Mão do Macaco consiste, em jogo, em um movimento customizado:

Sempre que o PJ desejar algo, ele rola +nada (pois, para o item, pouco importa como seja seu dono): 10+ indica que ele conseguiu alcançar o que desejou, sem perceber de imediato a sua consequência (ou com algum preço irrelevante); 7-9 garante que o desejo aconteça, mas com seu custo facilmente perceptível (e facilmente vinculável para quem conhece o item). Um resultado 6- desencadeia de imediato a culpa e o medo que o item pode causar em um surto de paranóia que, geralmente, resulta no consumo impensado de outro desejo para “reparar o acontecido”.

Rastro de Cthulhu

A Mão do Macaco serve como um item encantado com o feitiço Contactar Nyarlathotep (já que este é reconhecido pelos adoradores do Mythos como um arauto da perdição). Por esta razão que a sedução ocorre com aqueles já contagiados pelo vício do poder e do desejo: para prosseguir com seu intuito de provocar a loucura nos seres humanos, a partir do que mais estimam.

Dificuldade do teste de Estabilidade: 4 (3 com Ocultismo, Antropologia ou Teologia);

Custo: 3 de Estabilidade e 1 de Sanidade para formar um vínculo com a Mão (válido pelo primeiro desejo). A cada uso subsequente da relíquia, o custo em Sanidade aumenta em um ponto.

Mundo das Trevas

Nível Seis, Gnose 7

Ação: instantânea para formar o vínculo; reflexa nos demais usos.

Seja no “velho”, ou no “novo” cenário, a Mão do Macaco é um Fetiche Nível Seis – um item único, inestimável e permeado por lendas. De posse deste item, o usuário poderá ativá-lo ao desejar algo em voz alta. Um sucesso na harmonização garante a sua realização imediata, com o custo imperceptível; uma falha também garante, mas com um resultado tardio e surpreendente (com as consequências chegando nas horas mais inoportunas). Aos poucos, o espírito Maldito (ou um grande Beshilu) se aproxima do portador, atingindo-o com as revelações de cada “desejo” realizado (dando margem para uma Perturbação a cada desejo realizado) até a morte inevitável. Rituais de purificação são inúteis para destruir o poder da Mão: o máximo que conseguem fazer é selá-lo por um breve período.

A fabricação deste Fetiche foi esquecida há muito tempo, o que o torna um item único e temido pelos Garou/Uratha…

A Mão em Campanha

Colocar a Mão do Macaco em uma história é uma tarefa relativamente fácil. Como existem várias lendas sobre o referido item, muitas podem apenas ressaltar o aspecto positivo de seus poderes (o que a torna um tesouro inestimável).

Por outro lado, os personagens também podem se deparar com alguém de posse da Mão, seja como um amigo pedindo ajuda, ou algum oportunista sofrendo as consequências de seus desejos (inclusive, algumas ocorrências misteriosas podem levar os jogadores até a relíquia).

O interessante, em ambos os casos, é estimular a formação do vínculo entre um personagem e o item. Ele sempre escolherá o mais ambicioso e arrogante entre os presentes, deixando-se ser visto e lembrado pelas histórias. Utilizá-lo certamente trará riscos elevados para o grupo, que acabará atraindo suspeitas de algum modo (“não é curioso ver que o prefeito morreu, pouco depois das ameaças daquele guerreiro recém-chegado? Ouviu-se dizer que ele desejava ser o líder da cidade, e provavelmente usou alguma bruxaria para isso!”)

Deixo também a descrição para você, criativo RPGista, para que você o utilize em seu jogo favorito – sob a condição de compartilhar a sua adaptação comigo, é claro! :D

crbst_HERBERT_201

Meus agradecimentos ao finado autor deste conto, W.W. Jacobs, pela inspiração para este artigo. Aliás, recomendo a todos esta leitura.

Que Luna os ilumine, e até a próxima!

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 09/10/2013 22:59

    Parece um episódio de Bakemonogatari, mas no caso, o preço cobrado pela mão era ficar no lugar de quem fez o desejo e aí a mão do indivíduo passava a ter vontade própria…

  2. 09/10/2013 23:05

    Gostei do artigo, minha cabeça fervilhou de idéias de aventuras baseadas neste item. Uma campanha onde o objetivo é resgatar este item pra um homem e quando chegam a ela descobrem seus poderes pode ser algo interessante de se fazer. Combo de campanhas.

  3. 15/10/2013 22:42

    Cara, só o nome do item já é macabro!
    Tem uma sonoridade estranha, e a figura do item é, no mínimo, perturbadora.

    Corram da mão do macaco!
    hahaha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: