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Mega Man X: Maverick Hunters para o Sistema Carnage (Conclusão)

25/06/2013

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Neste último post, trago-lhes algumas informações sobre o aprimoramento dos Reploids e os desafios a serem enfrentados nesta guerra, complementando as regras da Introdução e da Parte Dois – além de, claro, trazer maiores referências para narrativa e contexto para uma sessão.

Reconhecimento e Upgrades

O que torna um Hunter poderoso perante os seus iguais? É o seu renome, uma quantificação precisa de suas habilidades e potenciais. No jogo, esse poder é representado pelo Posto, que evolui à medida que o Reploid sobrevive aos confrontos – uma relação direta com o total de Mortes registrado em sua Planilha.

A premissa é simples: quanto maior o número de Mortes causadas pelo Personagem, mais elevado será o seu Posto, como pode ser conferido na tabela a seguir:

Posto Total de Mortes
S Mais de Mil Mortes
A Oitocentas Mortes
B Quatrocentas Mortes
C Duzentas Mortes
D Cem Mortes
E Zero Mortes*

* Condição inicial de todo Personagem recém-criado.

Ao conquistar um Posto novo, um Reploid recebe os seguintes benefícios:

  • Um ponto para distribuir em um dentre os Protocolos;
  • Uma Consciência adicional;
  • Um Bug adicional;
  • Um Upgrade à sua escolha;

Entre os possíveis aprimoramentos (aqui chamados Upgrades), aqui estão algumas idéias. Na condição de Mestre, sinta-se livre para criar novas possibilidades, por conta própria ou a partir das próprias referências da série.

Tipo de Upgrade Efeito Especial
Melhoria em arma Aumenta o dado da arma em uma categoria (1d10 passa a ser 2d10) ou adiciona um grau de Alcance (em 1d6)
Heart/E-Tank extra Adiciona um Heart Tank, ou um E-Tank, ao Reploid
Dash Boots Muda um grau de Alcance sem testes
Nova Crash Ataque de área: causa 1d10 nos três alcances, um disparo por missão
Spike Breaker Armadura reforçada contra Armadilhas, mas pesada demais para o combate: dificuldade +2 em testes de PB; Não suporta arma com melhoria
Radar Neural +1 no teste de Varredura; exige concentração plena (não pode emboscar)
Golden Chip Se o Reploid permanecer sem ação, recuperará um Nível de Avaria por Rodada; se estiver sem avarias, recupera um Heart/E-Tank por Rodada

Observação:  Progressão de Dados: 1 (Dano Desarmado) > 1d6 > 1d10 > 2d6 > 2d10.

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Além dos Upgrades, Reploids podem obter um dentre estes Veículos (mais uma vez, apenas alguns exemplos):

  • Jetbike (Posto C ou superior): Um veículo pessoal de ataque, esta motocicleta consegue alcançar grande velocidade, perfeita para emboscadas ou para batedores. Ela possui dois Níveis de Avaria e um Canhão Leve (dano 1d6 em Alcances Curto e Médio), podendo ser customizada com melhorias se o seu dono assim desejar;
  • Waspcopter (Posto B ou superior): Um veículo de transporte, outrora utilizado pelos Mavericks, acabou adaptado pelos Hunters como uma boa opção para infiltrações. Equipado apenas com um Canhão Pesado (dano 1d10 em todos os Alcances), possui três Níveis de Avaria e concede um nível extra de Heart Tank para quem estiver no seu interior;
  • Rider Armors (Posto B ou superior): Corpos biônicos fortemente armados, e prontos para serem pilotados pelo Reploid. Possuem quatro Níveis de Avaria, e seu armamento é bastante variável, de lança-mísseis a punhos ou maças-estrela retráteis (ambos com dano 1d10, com Alcance de acordo com o tipo de arma);

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O Vírus Maverick

Uma observação interessante precisa ser feita aqui: se um Reploid possuir 17 ou mais pontos entre os dois Protocolos (o seu somatório), ele recebe o Bug Vírus Maverick, em adição a qualquer outro que receba no momento. Se utilizado pelo personagem a qualquer momento, significa que Sigma conseguiu infiltrar em algum momento no sistema do personagem. Ele se tornará parte do exército Maverick se utilizá-lo, da mesma forma que outros personagens podem utilizá-lo como um Bug “em branco” se apenas um Reploid o receber.

Conduzindo Uma Missão

Teoricamente, uma Missão corresponde a uma sessão de jogo (a não ser, é claro, que o Mestre resolva incrementar em sua complexidade…), partindo do seguinte princípio:

  • Relatório da Missão: Uma introdução mais que adequada aos Caçadores, este é o primeiro momento do jogo. Reunidos com seus “companheiros de caçada”, os personagens receberão o briefring da Missão – identificação do local, objetivos, inimigos, e direcionamentos a serem tomados durante a sua realização. Tudo isto sob uma perspectiva formal e distante – de modo a estimular no grupo sua própria exploração;
  • Rendezvous Point”: é neste momento que o jogo realmente tem o seu início. Cada um dos jogadores é livre para interpretar seus personagens, dar-lhes uma personalidade e desenvolver razões que os conduzam a este combate. Feito isso, deixe que a exploração comece por conta deles, até a Cena seguinte;
  • Primeiro Encontro: Como bom Mestre, dê-lhes o gosto do combate pelo primeiro confronto com os Mavericks. Coloque-os em combate, oferecendo-lhes um bom desafio inicial. Claro que outros combates acontecerão deste ponto em diante – mas o primeiro é, geralmente, o mais marcente;
  • Resolvendo a Missão: A não ser que a Missão seja puramente ofensiva, é aconselhável explorar este aspecto. Nem tudo se resolve somente pela guerra: é dever dos Reploids garantir a segurança e integridade da civilização que construíram, e tal dever pode contribuir bastante na construção de boas histórias;
  • O Confronto Final: Por trás de toda investida Maverick, há uma liderança – alguém que mobilize as “tropas” em um objetivo principal. É a ele que chamamos Robot Master, o “chefe de fase”. O Mestre possui o direito de criar seu próprio vilão, e de colocá-lo contra os jogadores. Por esta razão, este é o clímax da Missão – visto que a derrota do Master garante a vitória dos Caçadores.

Objetivos Secundários (Regra Opcional): Uma vez que os ataques coordenados pelos Mavericks visam locais de extrema relevância para seus planos (e também para seus inimigos), os Reploids quase sempre irão se deparar com portas trancadas, sistemas travados, geradores instáveis… enfim, qualquer coisa que torne-se parte da sua Missão. O Mestre coloca isso em jogo a partir da remoção de Marcadores de Ameaça – quanto maior a quantidade, mais importante torna-se essa “missão secundária” (e, consequentemente, mais perigosa).

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Os Inimigos…

Mais perigosos que os Mavericks, são seus líderes: Sigma sempre conta com o apoio de aliados poderosos, não apenas para liderar seus exércitos como para realizar missões específicas dentro da Guerra. Eles se enquadram em três categorias distintas:

  • Robot Masters: São os generais das tropas Maverick. Cada um deles possui seu próprio plano, e uma legião de soldados para servi-la… Cada um destes será o inimigo principal em uma Missão, caracterizados como Reploids Posto B. Você poderá distribuir quinze pontos entre os Protocolos, e cada um conta com cinco Heart Tanks e três E-Tanks. Possuem sempre dois tipos de ataque (dano entre um a dois d6, Alcance variável). Eles não possuem Consciência (em função do Vírus tê-los contaminado), mas possuem uma fraqueza específica: seu Ponto Fraco. Para descobri-lo, basta que um jogador tenha sucesso em um teste de Protocolo Básico, e o explore com uma Consciência sua – para eliminá-lo de vez. O jogador que o derrotou ganhará uma Consciência nova, para ser usada somente contra outro Robot Master;
  • X-Hunters: Estão logo acima dos Robot Masters, atuando como emissários do propósito de Sigma (e, também, como distração para os Hunters…). Eles atuam livremente entre cada Missão, em prol de um objetivo exclusivo e superior aos das tropas. Um X-Hunter é tratado como um Reploid Posto A, com 18 pontos a distribuir entre seus Protocolos, cada um deles contando com sete Heart Tanks e cinco E-Tanks. Diferente dos Robot Masters, um X-Hunter não possui um ponto fraco (o único Bug que possuem é o Vírus lhes controlando), e o uso de uma Consciência não causa uma derrota plena, mas parcial – resultando, provavelmente, na sua fuga;
  • Sigma: O maior dentre os Reploids no passado, agora não possui sequer um corpo. Fora destruído por X em seu primeiro ataque, mas conseguiu sobreviver graças a um backup mental. Agora, ele tornou-se o vírus Maverick, manipulando Reploids outrora bondosos e construindo novas máquinas para dar continuidade ao seu desejo… Em função de seu poder, cabe ao Mestre definir qual será a pontuação do “corpo novo” de Sigma (uma de suas maiores obsessões), sem limite de pontos, Heart Tanks ou E-Tanks. Como Consciência, ele pode invocar a força do Vírus Maverick contra seus desafiantes (mesmo entre aqueles que não o tenhma como Bug), para condená-los à submissão – ou, mais diretamente, possuir o corpo de um dos Reploids.

Bonus Stage

Agora que você, caro Mestre, já possui as informações necessárias para iniciar sua campanha de Maverick Hunters, é hora de lhe conceder algumas ferramentas úteis: um Mapa de Alcances ( do 3:16, para ilustrar os combates durante o jogo) e um Guia Instantâneo de Missões, que agilizará a criação de histórias.

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“Thanks for Playing!”

Aproveito o momento para agradecer a Gregor Hutton, por ter criado este sistema genial, o Carnage; aos amigos da Retropunk, por terem publicado 3:16 no Brasil; e, por fim, à minha esposa Ludmila, por sua contibuição neste projeto.

Que Luna os iluminem, e que tenham excelentes jogos!

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2 Comentários leave one →
  1. m4lk1e permalink
    25/06/2013 00:58

    Uma Advertência Inevitável: Esta é uma adaptação gratuita e extra-oficial (leia-se freeware) da franquia Mega Man X para o Sistema Carnage, desenvolvido por Gregor Hutton e publicado no jogo 3:16 – Carnificina Entre as Estrelas. Dessa forma, qualquer reprodução indevida e/ou comercial deste material é proibida. Mega Man X é marca registrada e exclusiva da Capcom. 3:16 foi publicado pela Retropunk em 2009 – todos os direitos reservados.

  2. 15/07/2013 14:33

    Jairo, une os posts num pdf e disponibiliza pra galera baixar (e bota a advertência inevitável na capa).

    Ficou duca!

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