Skip to content

Mega Man X: Maverick Hunter para o Sistema Carnage (Parte Dois)

01/06/2013

E assim continuamos com a conversão do “futuro” apresentado na saga Mega Man X, para o Sistema Carnage (o mesmo apresentado em 3:16 – Carnificina Entre as Estrelas, do autor Gregor Hutton). Na seção anterior, vocês viram como criar seus próprios Reploids, definindo suas características e potenciais nesta guerra.

Image

Resolução de Ações

O Sistema Carnage utiliza um sistema simples na resolução de ações, com dados de dez faces (os famosos “d10”). Para toda e qualquer ação a ser realizada por um jogador, ele rolará o dado. Um resultado igual ou inferior ao valor da Característica testada garantirá o sucesso na ação, ao passo que um resultado superior assegura sua falha.

Exemplo: Mega Man X vê seu inimigo escapar pelo alto, e resolve escalar a parede para manter a perseguição. O Mestre pede uma rolagem baseada em Protocolo Básico, descrito em X por seis pontos.

O jogador, então, rola o dado: se obtiver resultado de seis ou menos, ele manterá o ritmo na perseguição; se, no entanto, obtiver resultado igual ou superior a sete, ele perderá o seu alvo…

Mestre, além dos dados, contará também com os Marcadores de Ameaça – fichas (dados, contadores de vidro, sementes, qualquer coisa) que indiquem o quão perigosa pode ser a missão. Seu manejo será descrito a seguir.

Zero&Sigma

Resolvendo Combates

Antes de dar início a uma Missão, o Mestre define precisa definir duas características importantes: seu total de Marcadores de Ameaça, e seu nível no Protocolo Maverick (PMV). O primeiro representará o grau de periculosidade presente na missão, ao passo que o último possui a mesma função dos Protocolos de um personagem. Para definir estas características, o Mestre irá recorrer ao seguinte cálculo:

Marcadores de Ameaça: Quantidade de jogadores x 6

Protocolo Maverick: [Maior PM + menor PB] /2 e arredondado para baixo

Com tudo isso já definido, basta seguir os seguintes passos:

Rolagem de Varredura: No princípio do Confronto, jogadores e Mestre rolam 1d10 para definir quem define o Alcance (Curto, Médio  ou Longo). Além de precisarem de Sucesso, cada jogador precisará obter também o valor mais alto, para poder agir primeiro. Assim, eis algumas das possíveis consequências nesta rolagem:

Todos os Reploids têm sucesso, Mavericks falham Emboscada dos Reploids – maior valor define o Alcance inicial. Jogadores rolam 1d10 novamente, e o resultado equivale ao total de Mortes nesta rodada.
Maior sucesso é de um Reploid Seu jogador define o Alcance inicial
Maior sucesso é de um Maverick O Mestre define o Alcance inicial
Todos falham na Varredura O Alcance é definido como Longo
Mavericks têm sucesso, Reploids falham O Mestre define o Alcance inicial, e causa um Nível de Avaria em cada personagem

Definição de Ameaça: Após esta rolagem, o Mestre define quantos Marcadores de Ameaça farão parte do combate, e posiciona-os no Mapa de Alcance. Quem dispôr de Armas que possam combatê-los em seu Alcance poderá atacá-los normalmente; do contrário, é necessário se aproximar dos alvos para o ataque;

Definição de Intenções: Para decidirem quais ações irão desempenhar, jogadores rolam 1d10, baseado no que pretendem fazer (PM para lutar, ou PB para qualquer outro tipo de ação – como, por exemplo, reduzir o Alcance em um Nível). O Mestre rolará seu PMV, independente do que pretende fazer. Os resultados são apresentados. Sucesso em um teste de PM remove um Marcador de Ameaça e causa Mortes (o jogador é livre para definir o que acontece na cena); Sucesso em um teste de PB indica que a intenção foi realizada; Sucesso em um teste de PMV pode causar um Nível de Avaria em cada jogador que fracassou (o Mestre é livre para descrever como isso acontece) ou cancela seu próprio sucesso (à espera de mais jogadores que fracassem).

E assim segue o combate, até que não haja mais Marcadores para enfrentar, ou personagens para lutar…

Mega Man X2-3-full

Complicações

Durante a Missão, alguns eventos podem influenciar os rumos da narrativa, tornando-a mais rica e, consequentemente, perigosa. Eis alguns exemplos:

  • Avarias: Durante um e outro combate, ferimentos acabam acontecendo, e resta aos Reploids resistirem a isso para continuarem lutando. Cada personagem suporta três Níveis de Avaria (Danificado, Avariado e Destruído), e o sucesso dos Mavericks em cada rodada de combate os acumula – até que o personagem esteja destruído e não possa mais ser utilizado;
  • Heart Tanks: Um recurso vital e demonstrativo da resistência de um Reploid, o uso de um Heart Tank pode anular um Nível de Avaria obtido na cena (como se não houvesse dano algum). Se usado assim, ele será consumido (e recuperado apenas na Missão seguinte);
  • E-Tanks: Este reservatório de energia funciona como suporte de vida emergencial para o Reploid, restaurando um Nível de Avaria marcado (ou Munição para uma Arma específica). No entanto, seu uso se resume a somente uma vez por Missão;
  • Armadilhas: Um Mestre pode remover, voluntariamente, um Marcador de Ameaça para colocar uma armadilha no caminho dos personagens – fossos com espinhos, prensas, portais, enfim qualquer medida de segurança que faça parte do ambiente da Missão. Para cada Marcador de Ameaça removido desta forma, mais perigoso será este artifício (em termos de Avaria);

ZeroWily

Database

O banco de dados de cada Reploid armazena bons e maus momentos, da mesma forma que um ser humano guarda todo tipo de memória. Neste jogo, esses “arquivos” terão o seu papel narrativo bem atrelado às condições da Missão. Esta característica confere ao jogador o poder narrativo – ou seja, ele poderá descrever como se encerra um evento dentro da Missão (seja ele um Combate, ou um Objetivo Secundário, por exemplo) e pode garantir a vitória para o Reploid (ou a sua derrota) na cena.

A Database, portanto, é composta por dois tipos de arquivos:

  • Consciência: Todas as boas lembranças, informações que compõem sua programação e seus anseios são tratados, em jogo, como Consciências – idéias que lhe dão força. Logo, utilizar uma Consciência permite ao jogador vencer um desafio em seus próprios termos. Ou seja, uma Consciência ativada em combate removerá todos os Marcadores de Ameaça presentes, e lhe concederá todas as Mortes!

  • Bugs: Da mesma forma, todas as mágoas e lembranças ruins do Reploid tornam-se Bugs, e o seu emprego causa dor e fraqueza ao personagem. Desta forma, acionar um destes provoca a derrota dele em seus próprios termos – ele é automaticamente removido da cena, junto com um Marcador de Ameaça. Ele não poderá mais participar disso até o fim do evento. Existe um Bug especial, chamado Vírus Maverick, que se aciona sob circunstâncias específicas (isso será re-visto adiante).

Cada personagem começa com uma Consciência e um Bug no início do jogo, e poderá acioná-los quando desejar. Sua descrição acontece durante o uso, e tal característica não pode mais ser utilizada. Da mesma forma, uma Consciência jamais pode ser usada para superar um Bug, por este significar a derrota do Reploid (no entanto, o contrário é válido).

Ufa! E assim, conclui-se a descrição das regras principais. Na última parte desta adaptação, vocês verão o aprimoramento dos Reploids – Posto e Upgrades – além de regras para criar seus Robot Masters, e outros recursos que permitirão a construção instantânea de uma Missão.

Mais informações sobre as regras serão encontradas no livro 3:16 – Carnificina Entre as Estrelas, publicado no Brasil pela Retropunk.

Que Luna os ilumine… e até a próxima!

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. m4lk1e permalink
    01/06/2013 12:53

    Uma Advertência Inevitável: Esta é uma adaptação gratuita e extra-oficial (leia-se freeware) da franquia Mega Man X para o Sistema Carnage. Dessa forma, qualquer reprodução indevida e/ou comercial deste material é proibida. Mega Man X é marca registrada e exclusiva da Capcom. 3:16 foi publicado pela Retropunk em 2009 – todos os direitos reservados.

  2. 01/06/2013 13:49

    Muito foda, parabens pela adaptação, Carnage é bem legal!

  3. 09/06/2013 21:22

    Ótima adaptação para seduzir o povo gamer para o rpg ! E para os rpgistas nem se fala, emular jogos de infância faz a cabeça da maioria .

Trackbacks

  1. Mega Man X: Maverick Hunters para o Sistema Carnage (Conclusão) |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: