Skip to content

Retrospectiva 2012: O Ano do RPG, Por um RPGista

14/12/2012
tags:
by

Na condição de colaborador deste blog, gostaria de compartilhar algo com vocês: algo mais que apenas o desabafo de um RPGista orgulhoso.

Este ano foi muito significativo para nosso hobby, e o mesmo vale para mim. Ampliações significativas no mercado, o lançamento de vários títulos (entre nacionais e importados) em nosso país a produção independente aflorando em força total tornam crescente o nosso espaço- da mesma forma que me motivaram a começar uma coleção de obras deste gênero.

Acompanhei boa parte destas criações, e fiquei entusiasmado com a chance de publicar material próprio. A inebriante criatividade dos escritores me levou a crer na mudança dos paradigmas que fundamentam o RPG: saímos da hegemonia do D&D e Storyteller para nos banquetearmos com Fiasco, Abismo Infinito, Old Dragon, Shotgun Diaries, Violentina e outros tantos títulos que compõem o mercado nacional. Mas ainda precisava me convencer da validade deste movimento,  – principalmente, por estar perdendo a fé no jogo: não conseguia mais manter um grupo aqui, na região onde moro (uma cidade bem remota, no litoral Sul do país), e quase abdiquei das criações que apenas o RPG instigava…

Image

Eis o princípio da coleção – muito menos do que pretendo ter.

Foi neste momento que acabei ingressando neste espaço. Quem diria que umRoedor de Ossos, um pária entre os lobisomens, me faria notado? A descrição do último membro da “Família Bucho” me aproximou do “leal e bom” amigo Chico e, a convite dele, comecei a compartilhar minha opinião nesta página.

Estava participando desta “onda” como nunca tinha feito antes, postando e comentando em outros blogs com regularidade. O RPG tornava-se mais e mais vivo em minha vida – algo que se confirmou com o convite para o World RPG Fest deste ano, em Curitiba. Uma verdadeira “Jornada Inesperada” (sem trocadilhos): uma cidade bela e hospitaleira e pessoas fantásticas em torno de uma festa do RPG nacional. Foram quatro dias transpirando o hobby, o maior brainstorm que já tive na vida!

Image

Da esquerda pra direita, a Comitiva do Mago Manco : Mozart “Freakzoid” Prado, Eu, Eduardo “Violentina” Caetano (à minha frente), Gonçalo “gerbur12” Justino, Chico Napolitano, João Pedro “Mago Manco” Torres e Gustavo “Nimbus” Kamino.

Depois do evento, percebi que a cena estava realmente crescendo a cada dia. Passei a acompanhar, diariamente, o fluxo de produções do Garagemrpg – além de vários artigos, podcasts e videocasts. Tamanha produção teve o seu reflexo em mim, no meu modo de conduzir o jogo. deixo imperar o equilíbrio tênue, entre as regras e o drama. Passo a entender que o desafio real do jogo está na sensação produzida pela narração (o real “estar no jogo”), e que isso é possível com qualquer cenário, e com quaisquer regras.

Agora,trago-lhes o primeiro fruto deste crescimento, o qual chamo de POSTMORTEM. Um jogo centrado no grupo, que terá o desafio de conduzir a jornada de um espírito, morto e preso ao mundo dos vivos, até sua redenção. Desde já, conto com o apoio de todos para contribuir com este livro – um jogo focado em jogadores, e para jogadores dispostos a um novo desafio.

Image

Diante de tudo que resgatei neste texto, quero agradecer a todos que despertaram, em mim eno RPG nacional, este crescimento:à Comitiva do Mago Manco, e que os bons ventos nos reúnam novamente; a todos que produzem jogos, artigos e outras fontes de mídia sobre nosso tão estimado hobby; às editoras, novas e veteranas, que fazem das tripas coração para nos manter unidos; aos organizadores de reuniões e eventos, que angariam gradativamente mais membros ànossa “causa”.

Não fosse por vocês, asseguro que não seria tão apaixonado pelo RPG e, tampouco, participaria de tão nobre movimento…

Image

Que Luna os proteja… e até o ano que vem!

6 Comentários leave one →
  1. 14/12/2012 23:56

    Muito legal Jairo, sua retrospectiva é muito parecida com o que eu mesmo poderia dizer.
    Aliás, acho que vou elaborar um post parecido com as minhas próprias experiências.

    Mas, o principal: Muito obrigado por se juntar ao Aventurando-se!
    Se em algum dia ele tiver qualquer retorno – financeiro ou não – pode ter certeza que ele será compartilhado.

    É uma honra ter uma pessoa tão experiente aqui comigo. E, o mais importante: um amigo.

    Grande abraço e sucesso pra nós!
    O PostMortem (que na minha opinião merece um post só pra ele) tem um grande futuro, tenho certeza.

    • m4lk1e permalink
      15/12/2012 00:29

      Ora, Chico – eu que tenho a lhe agradecer, pelas experiências ímpares deste ano.

      Sobre o POSTMORTEM… Espero muito que você esteja certo…^^

  2. Nelson permalink
    15/12/2012 00:03

    Excelente texto. Preciso comentar que, não tive as experiências e sucessos que te levaram a manter a fé no RPG. Mas, depois de um ano quase todo jogando novamente (estava parado quase três anos!) pude reencontrar o encanto, as maravilhas e a parceria que o hobby proporciona. Tive ampliado, principalmente nesses últimos seis meses, meu conhecimento sobre sistemas e cenários, o que me motivou muito a jogar novamente.

    E devo dizer que, anseio bastante participar da tua mesa.

    • m4lk1e permalink
      15/12/2012 00:30

      Terás a tua chance, Nelsohn. Basta ter paciência. ^^

  3. gerbur12 permalink
    30/12/2012 01:01

    Fala mestre M4lk1e!!!

    Meu amigo e colega de profissão! Belo post. 2012 teve bons momentos não é mesmo?

    Vamos nos organizar para tentar montar uma reunião logo no começo de 2013! Quero muito vê-lo mestrar!

    Grande abraço e que 2013 traga boa sorte para todos os seus projetos!

    Rock’n Rolll!!!!

    • m4lk1e permalink
      31/12/2012 12:58

      Você verá, bom Mestre Anão. Você verá. ^^

Deixe um comentário

