Skip to content

Duelo Entre Mundos #2: “Os de Vida Eteeeeeeerna!”

18/06/2012

Saudações, amigos RPGistas. Dou continuidade à sequência de Duelos entre cenários clássicos e/ou obscuros. Desta vez, entrarão no ringue dois livros muito interessantes e, ao mesmo tempo, pouco conhecidos pelos jogadores (mesmo com um deles publicado no Brasil) – pelo alto grau de similaridade em seus contextos.

Demônio: a Queda, publicado pela White Wolf em 2002; e Immortal: The Invisible War, publicado pela desconhecida Precedence em 1994.

Primeiro Round: Contexto

Assim como aconteceu no primeiro Duelo, o primeiro critério de avaliação é o contexto do jogo, o mundo nele descrito e as opções disponíveis para os jogadores.

Image

Em Demônio, o Mundo das Trevas recebe uma visão ainda mais desesperançosa. Outrora agentes da criação designados por Deus, os Demônios deixaram de lado a existência divina por adotarem os ideais de Lúcifer, ajudando a humanidade a explorar o seu potencial de criação. Uma guerra violenta teve início entre o céu e a terra, até que os homens os abandonassem.

Subjugados por Deus e seus servos angelicais, os adeptos de Lúcifer foram condenados ao vazio, de onde assistiam à decadência dos humanos que tanto amaram. Até que a ira do banimento os levasse a superar o Turbilhão (a barreira cruel entre vivos e mortos) e voltar à Terra, para cumprir seus desejos – da redenção perante Deus à dominação do mundo atual.

Image

Immortal também retrata um mundo sombrio, habitado por humanos e Imortais – criaturas de grande poder e vida eterna. Nascidos da fusão entre animais pré-históricos e os fragmentos do Sanguinário (uma entidade alienígena de grande poder, estilhaçada após sua queda na Terra).

A primeira linhagem doa Imortais, chamada Abzulim, deu princípio a uma série crescente de guerras e rivalidade que condenou permanentemente o Domínio, sua terra natal. Conseguiram a salvação na sociedade humana, onde o Sanguinário possui maior força, e no singular processo de reencarnações para continuar lutando contra a ressurreição da entidade.

Segundo Round: O Sistema

O foco deste Round está no sistema de jogo propriamente dito e, claro, na gama de opções para os jogadores.

Image

Demônio, por exemplo, utiliza o já conhecido Sistema Storyteller e sua organização, digamos, hierárquica. Cada Demônio pertence a uma dentre as Casas Demoníacas, com poderes e intenções particulares. Além de suas Doutrinas, cada personagem terá uma Forma Apocalíptica – seu verdadeiro semblante, repleto de poderes e características particulares – e, para ter acesso a esses poderes, o Elohim deverá coletar a Fé dos mortais a partir de Pactos ou revelando-se perante as massas.

Image

Immortal é caracterizado em um sistema próprio de regras, mas muito semelhante ao Storyteller. Cada personagem terá seis Atributos, cada um caracterizado por uma cor, e os testes são feitos com dados de dez faces (um para cada Atributo). Entre outras características, cada Imortal possui um Himsati (uma forma bestial e descontrolada, uma porção do Sanguinário em seu corpo e mente), Perícias, Atenções (Perícias de caréter extraordinário e sobrenatural) e Serenatas (cenções que invocam a magia do mundo para o seu controle).

Fim Do Embate

Neste momento, convoco a seleta audiência deste blog para decidir qual será o vencedor deste Duelo. Caso desejem maiores informações sobre cada jogo, eis seus respectivos links (em inglês):

Demônio : http://web.archive.org/web/20050204034158/www.white-wolf.com/demon/

Immortal: http://www.invisiblewar.com/

Que Luna os ilumine, e até a próxima!

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 19/06/2012 11:26

    Fico com A Queda, por conhecer o cenário e atestar sua qualidade. No entanto fiquei curioso para conhecer o adversário. A premissa em si é bem interessante.

  2. 19/06/2012 22:24

    To gostando dessa série de “combates” Jairo, parabéns!
    Gostei da premissa do “A Queda”, apesar do sistema “batido”.

    O Imortais já não me atraiu tanto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: