Skip to content

Os Vingadores e o RPG

14/05/2012

Assisti hoje o filme dos Vingadores e não consegui deixar de associar várias características do filme com o nosso universo RPGístico.

Partindo do óbvio – o grupo de heróis, podemos perceber várias questões recorrentes nas nossas campanhas. Apontarei aqui as que achei interessantes:

ATENÇÃO: HAVERÃO SPOILERS NESTE POST.

1 – Personalidades diferentes

Em um RPG com personagens bem construídos, cada herói tem seu jeito de pensar e suas ambições individuais. No filme não é diferente, e o conflito resultante é muito bem explorado.

Tony Stark – vaidoso, genial e individualista. Capitão América – o perfeito soldado. Thor – o Deus que pensa em grande escala e tem dificuldade de entender os humanos. Viúva Negra – a espiã com passado obscuro e habilidades sorrateiras. Gavião Arqueiro – o soldado de elite, rápido e mortal. E por fim, mas não menos importante, Hulk – cientista brilhante com temperamento instável que se transforma numa fera monstruosamente forte.

As dificuldades do grupo se unir são retratadas no filme nas constantes discussões e agressões entre os personagens. Não é fácil pra um grupo tão diverso tomar decisões conjuntas. E isso me leva a outro ponto…

2 – Motivação

Em certo momento do filme achei que se Os Vingadores fosse um RPG, o Nick Fury com certeza seria o Mestre. Aquela cena do trading card game do Capitão América é muito recurso de Narrador pra unir o grupo! E isso não é pouca coisa, pois se não houvesse um inimigo em comum, com certeza os heróis lutariam entre si, como faziam mesmo com o Loki pra se preocupar. A motivação para unir os personagens é vital pra qualquer RPG, e quando a mesma é fraca, o elo que une os personagens desmorona.

Outro fator pra ajudar a sinergia do grupo é o…

3 – Líder

Tanis meio-elfo em Dragonlance, Gandalf e Aragorn no Senhor dos Anéis, Capitão América nos Vingadores. Sem o super soldado as ações dos heróis seriam desarticuladas e o aproveitamento dos esforços seria muito menor. As ordens e os planos do Capitão América são vitais pra o grupo agir como um grupo, e não como os Trapalhões.

4 – Diferença de poder

Como Mestre eu sempre prezo o equilíbio entre os personagens dos jogadores, pra que não tenha alguém que roube a cena e acabe estragando a diversão de outro. Mas é interessante observar a diferença de poder entre os heróis dos Vingadores, e ver que mesmo com isso eles funcionam bem em equipe. A história é bem trabalhada, e cada um consegue ter um papel de destaque na trama (o que é um GRANDE mérito do filme). Se houvessem só batalhas, Thor e Hulk apagariam os outros, mas os diversos “ambientes” do enredo contribuem para que todos tenham seu espaço de ação. E isso é MUITO importante pra qualquer história que se preze.

Aventuras somente Hack ‘n slash empobrecem qualquer RPG.

Conclusão:

Assistam o filme, e reparem nos aspectos que estão por trás das cenas de ação e do cenário dos super-heróis. O longa é muito bem feito, em todos os quesitos!

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. m4lk1e permalink
    14/05/2012 00:26

    De fato, Chico – o filme daria uma excelente concepção de aventura (desde a formação do grupo até o clímax da estória).
    Agora, quanto ao papel do líder, acho que o América ficou devendo. Pois não houve, de fato, um ponto de liderança unindo o grupo, mas um objetivo em comum para todas as partes.
    Loki foi até o Heliporto da S.H.I.E.L.D para causar estragos e desentendimentos entre os heróis (ação que julgo ser corruptiva, como descrevi no meu artigo a respeito), e a reunião veio apenas com a morte de um NPC importante, e ressaltada pelo “Narrador” Fury.

    Em suma, resta-nos apenas esperar pela nova aventura dos Vingadores, contra o seu maior inimigo…

  2. Flávio "Alain" Rodrigues permalink
    14/05/2012 00:31

    Mais uma lição do filme: uma aventura épica tem sempre espaço pra bom-humor =P

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: