Skip to content

Aventurando-se no RPGCON 2011 – Memórias do evento

02/09/2011

Mais um RPGCON passou, e de novo aquela sensação “o sonho acabou” me acomete. Um fim de semana rodeado de amigos em um evento do gênero é sempre uma experiência memorável. A intenção desse post é justamente compartilhar e registrar estas memórias.

Apesar do evento começar no sábado 9 de julho, o “clima nerd” já se iniciou na sexta. Junto com um pessoal de BH que se hospedou em casa (Jão e Nimbus), e mais duas amigas de São Paulo (Elen e Mariana), fomos à Ludus Luderia (uma espécie de taverna nerd cheia de jogos de tabuleiro) aproveitar a noite. Os mineiros eram conhecidos do Tio Nitro (do Nitro Dungeon) e soubemos que ia rolar algo lá na luderia. Chgando ao local, encontramos a casa cheia (com o Nitro numa mesa lotada), além de outros conhecidos (Du, Mozart, Thales e Dedé). Encontramos um canto e conversamos, comemos e jogamos até umas 2:00 a.m. Ótimos momentos! Nesse meio tempo o Tio Nitro veio conversar com o pessoal e percebi o quando esses caras manjam de RPG. Ele e o Du (que mais tarde descobri ser o criador do RPG Violentina – que terá um post próprio mais pra frente) deram uma aula de RPG Indie. Muito bom!

Depois das 2:00 a.m. voltamos pra casa e montamos a “baguncinha” nas palavras da Elen: um monte de colchões e saco de dormir na sala para nós recuperarmos as energias para o sábado.

Baguncinha :D

Acordamos no dia seguinte e logo (ou quase) saímos de casa. O frio estava intenso mas a empolgação nos esquentou. Chegamos na estação Saúde e logo encontrei outro amigo que iria ficar hospedado em casa – o Gonçalo, bem como dois outros amigos do nosso grupo de Vikings – Carlos e Bolo (fora o Shiro que agora nos acompanhava). Fomos tomar um café da manhã num botecão e avistamos uma cena conhecida mas nem por isso querida nos eventos de RPG: uma fila quilométrica. Estranhamos a extensão da mesma e logo descobrimos a causa: apesar de ser mais de 10 da manhã, o portão estava fechado!  (o evento teoricamente começava às 09:00 a.m.). Enfim, aproveitamos o café e meia hora depois entramos.

O local era novo, então aproveitamos pra dar uma volta no lugar e conhecer as novas e velhas atrações. Infelizmente, percebi que o número de stands continua pequeno (em relação ao EIRPG), mas foi notável a varidade deles. Novas editoras, novas atrações, novas pessoas… Esse RPGCON estava com uma cara diferente, e achei a nova feição bem agradável. Não sei exatamente o porque, mas a interação stands-público parecia maior do que a dos anos anteriores. Provável mérito dos próprios RPGistas que montaram sua bancas. Parabéns!

Como nosso grupo era muito grande, nos separamos e cada “subgrupo” atendeu seus próprios interesses. O meu jogou 3:16 (sistema rápido de hack’n slash), Violentina (narração compartilhada baseada no Fiasco de Jason Morningstar) e participamos de um bate-papo sobre RPG independente que foi MUITO fod*! Me deu muitas idéias pra publicar algo em um futuro não muito distante… De quebra ainda conheci finalmente o Fabiano Skywalker do Fórum Valinor, que é um dos criadores do Old Dragon.

Comemos umas “comidas medievais”, que não sei se eram medievais, mas eram gostosas (torta com uva passas, cheddar e não lembro mais o que) e no final do dia encontramos mais conhecidos no evento (já estávamos em mais de 20 pessoas). Com a quadrilha/pelotão/gangue montada, fomos até um bar perto do metrô Paraíso para jantar. Comemos e voltamos pra baguncinha, agora com + 1 integrante (Gonçalo). Conversamos por um bom tempo ainda, e depois capotamos.

Domingo de RPGCON é sempre semelhante: todo mundo acorda tarde, com preguiça e com vontade de permanecer embaixo das cobertas. Dessa vez chegamos ao evento perto do meio-dia, e logo encontramos os membros da gangue que não dormiram em casa. Havíamos combinado de jogar Classroom Deathmatch na noite anterior (meu xodó), e depois de comprarmos uns bottons irados na Secular Games, começamos a partida.

Como sempre, o jogo Indie mais insano que eu conheço não me decepcionou, e tivemos uma partida divertidíssima com direito ao Gonçalo cantando a música do Lobão dos 3 porquinhos, da Elen sacrificando sua Pj pra cubrir a fuga do João e uma traição inesperada do Bruno (amigo do Bolo) nas costas do pessoal. FODA!!!

No final ainda ganhei uma camiseta de mestre da RPGCON, que com certeza servirá de lembrança desses dias tão agradáveis.

Pra terminar, gostaria de agredecer às pessoas que foram citadas nesse post direta ou indiretamente. Muito, mas muito obrigado mesmo pela companhia, diversão e sobretudo AMIZADE que cultivamos nesses dias. RPG é isso.

Shiro, Elen, Mariana, Nimbus e eu - indo pra RPGCON no sábado. Foto tirada pelo Jão.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. Mariana Boujadi permalink
    10/09/2011 21:26

    Faltou falar das outras atrações igualmente interessantes, me diverti muito junto com o João no workshop de esgrima…foi demais.
    Preciso depois também fazer um post sobre o Live que joguei, uma experiência maravilhosa.Espero que possa repeti-la ano que vem.

    Gostaria também de agradecer a todos que compartilharam um pedaço da tarde ou da noite comigo, que trocaram idéias, histórias, e que com certeza acrescentaram na minha vida.

    Obrigada à todos, e espero que possamos nos reencontrar juntos ano que vem….

    Beijos

  2. Chico Napolitano permalink*
    11/09/2011 08:40

    Falei das experiências que tive. Se quiser fazer um relato do que você viu, só vai enriquecer a leitura :)

    Fiquei curioso pra esse Live, você e o Gonçalo não paravam de falar dele…

  3. 16/05/2012 03:42

    Ah! Que saudade!
    Foi bom mesmo… Esse ano tem de novo?
    =D

  4. Chico Napolitano permalink*
    16/05/2012 12:28

    Parece que sim!
    Segundo o site esse ano será em outubro.

    Mais próximo do evento eu faço um post explicando melhor :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: