Skip to content

D&D 4.0 – Novas opções de atributos raciais

18/03/2011

Aqui vai uma utilidade pública para quem joga D&D 4.0:

Desde o lançamento da Livro do Jogador 3, a Wizards alterou as opções de atributos raciais. Agora as classes tem 1 atributo fixo, e 2 outras opções de atributo.

Exemplo:

Elfo ganhava + 2 em destreza e + 2 de sabedoria. Com essa mudança, agora ele continua com a destreza (obrigatório), mas pode optar por + 2 em sabedoria, ou + 2 em inteligência.  Swordmage virou uma ótima opção de classe!

Aqui vai a tabela com as mudanças:

3 Comentários leave one →
  1. Lucas permalink
    13/02/2013 23:41

    Eu li as postagens sobre o sistema 4.0 do D&D e queria uma opinião: Qual versão do sistema é melhor para jogar, o D&D 3.5 ou D&D 4.0?
    Estou pensando em jogar com amigos, mas não sei qual das duas seria melhor. Eu sei que a diversão está muito mais ligada aos jogadores e história, mas quanto ao sistema, suas regras, possibilidades de criação, facilidade de jogar e etc. Qual me recomendariam?

    Obrigado

  2. 14/02/2013 12:17

    Oi Lucas!

    Cara, essa pergunta não é fácil de responder, como você já mesmo percebeu.

    Eu acho que o 4.0 é mais fácil de se jogar, mas o 3.5 é mais flexível.
    Mecanicamente o 3.5 te proporciona mais possibilidade de criação, mas criação na história e no jogo independe do sistema.

    Eles dão experiências diferentes.
    Se quer mesmo saber, eu recomendaria você jogar uma aventura com personagens e história prontos, só pra testar os sistemas. Tem disponibilizado gratuito em vários lugares por aí, e dá pra você ter um gostinho.

    Bom jogo!
    E, se quiser, compartilhe com a gente suas conclusões.

    Abração!

    • Lucas permalink
      14/02/2013 20:25

      Valeu, acho que o melhor a se fazer é testar mesmo, mas ouvir opiniões de quem já passou pelos dois sistemas é bom também. Mas já ajudou.

Deixe um comentário

