Skip to content

Sistema – Dungeons and Dragons 4.0

03/11/2010

Faz tempo que eu estou prolongando de escrever essa resenha. E isso tem um motivo bem óbvio: nunca ví um RPG ser tão criticado, tanto positiva quanto negativamente. Sendo assim, quis estar seguro para escrever algo substancial sobre essa edição do Dungeons and Dragons. Com 2 anos de 4.0, me sinto na liberdade de dar minha opinião sobre esse jogo que a Wizards of the Coast se aventurou de publicar.

Porém, antes de falar sobre as características dessa nova edição, gostaria de relembrar o sentimento que despertou em mim e nos meus amigos RPGistas quando ouvimos que uma nova edição do D&D iria ser lançada. Uma euforia coletiva despertou nos nerds que passavam madrugadas rolando dados, compendo pizzas e dando risadas.

Esse sentimento estava atrelado aos vídeos da apresentação do 4.0 que foram feitos na GenCon de 2007. Os rumores na internet a partir disso se iniciaram numa escala antes não conhecida, e as especulações corriam pelo mundo do RPG.

No próprio vídeo fora abordado os novos enfoques da edição, dando uma amostra do que estaria por vir:

– O jogo seria mais fácil para ser mestrado, poupando o Mestre de ler bíblias de regras

– Os papéis de cada jogador seriam definidos, reforçando o conceito de time

– Haveria novas fontes de poder, não só os magos e clérigos teriam opções do que fazer em um combate

Nem preciso dizer que nosso Mestre começara a sonhar com o jogo, assim como nosso amigo que sempre jogava de guerreiro.

Há muitas coisas que o 4.0 mudou e adicionou ao Dungeons and Dragons. Seria exaustivo dissecar cada mudança. Dessa forma, vou falar no próximo post sobre  o que eu considero mais marcante e importante pra compreender esse novo jogo e essa nova idéia.

Deixe um comentário

