Skip to content

Primeiros passos de um mestre iniciante

19/07/2010

Primeiros passos de um mestre...

Uma das primeiras  coisas que você deve fazer quando começa a mestrar é escolher um grupo de jogo. Chame alguns amigos ou mestre pra um grupo no qual você já joga. Não se esqueça de deixar bem claro que você está apenas começando e espera a colaboração de todos.

Escolhido o grupo de jogo, escolha também o que quer mestrar e se o pessoal do seu grupo quer jogar o que você quer mestrar. É essencial que você escolha mestrar um sistema e cenário que goste e que o grupo goste também. Pense no seguinte: não adianta levar a sua namorada, que gosta de filmes românticos, para ver 300. Ela certamente não vai gostar e, por mais que o filme seja bom, ela vai dizer que foi péssimo.

Grupo de jogo escolhido? Sim. Sistema e cenário? Pronto. O que mais falta?

Falta ler as regras e criar aventuras.

Ler todas as regras daquele livro de capa dura lindo é muito diferente de entendê-las. Eu mesmo tenho mmmmmuita dificuldade em entender as regras da primeira vez que leio. Eu prefiro entender as regras utilizando-as aos poucos, fazendo testes durante meus jogos, mas nem sempre foi assim. Eu já me debrucei por horas e horas sobre um livro de regras, pra só enquanto mestrava, notar que eu não utilizava nem metade do que

Não se assuste! Você não precisa ler isso tudo...

tinha estudado e me esquecia de coisas mais importantes!

Enquanto você planeja a aventura e cria NPCs (Personagens do mestre), lembre-se de dar uma olhada nas

regras para algumas situações que podem acontecer nesta aventura. Por exemplo: Se um dos seus NPCs é um mago, certifique-se de que sabe quais magias ele irá usar e se você sabe os efeitos destas magias. Ou, quem sabe, se

durante a aventura os personagens irão lutar sobre uma ponte, confira as regras para queda caso alguma personagem caia da ponte!

Não se assuste com a quantidade de regras. Elas estão lá pra te auxiliar. Se pintar alguma dúvida durante a aventura, decida pelo que parece mais sensato, faça anotações das suas dúvidas  e confira as regras depois, em casa. Assim você aprende aos poucos e a tarefa de mestrar vai ficando cada vez menos descomplicada e mais divertida.

Lembre-se sempre: Mestrar deve ser tão divertido quanto jogar, se virar uma obrigação, não é mais diversão!

Keep rolling!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: