Skip to content

Conhecendo o seu grupo de jogo

08/07/2010

O seu grupo de jogo

É importante que o Mestre conheça seu grupo de jogo.

Dizer isso parece mais do mesmo, mas é importante parar pra pensar no que isso significa: Conhecer os gostos dos seus jogadores pode te ajudar a planejar as aventuras e aumentar a diversão de todos. Como?

Bem, primeiramente, imagine que você tem um jogador que prefere os combates estratégicos (típico de D&D) e outro jogador que prefere mais interpretação (muito mais comum em grupos que jogam Mundo das Trevas).

Como você pode planejar uma aventura que forneça situações para estes dois tipos de jogadores brilharem com seus personagens?

É praticamente impossível agradar a todos em todas as aventuras, mas procure colocar alguns combates eletrizantes para que o jogador mais estrategista possa comandar o grupo contra um terrível adversário, usando miniaturas e várias opções de regras de combate. Por outro lado, pense em como este combate contribui para o avanço da trama e como ela pode levar a uma situação de roleplay (interpretação). Você pode, ainda, planejar e deixar a escolha de como resolver uma situação, pela espada ou pelo diálogo, aos jogadores.

Durante os combates, você também pode inserir NPCs que xinguem e que ameacem os personagens dos jogadores. Pense em filmes de ação: raramente os vilões lutam calados, principalmente aqueles que se acham superiores.

Um jeito de saber o que agrada aos seus jogadores é PERGUNTANDO. Se você perguntar, eles te dirão que estilo de aventuras eles esperam de você. Lembre-se, também, de procurar saber as suas opiniões ao final das aventuras para saber o que mais os agradou e o que você pode repetir nas próximas aventuras.

Nos próximos posts falarei de alguns tipos de jogadores e como eles podem atrapalhar ou contribuir com seu grupo de jogo.

Keep rolling!

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Guilherme "Sir Ligra"Seligra Lopes permalink
    15/11/2010 01:53

    cade os posts dos jogadores que devemos evitar? esse eh importante, pq isso acaba com o jogo, ou o post poderia se chamar os jogadores anti-roleplay ou como meu antigo mestre gostava de dizer momento anti-roleplay, mas ai já eh outro tópico, mas os MARPs são gerados geralmente pro jogadores insatisfeitos, e jogadores que devems evitar sempre são os insatisfeitos ou causadores da insatisfação alheia

Trackbacks

  1. A importância do Narrador ouvir seu grupo de jogo |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: