Skip to content

Quem é o Mestre/Narrador?

10/06/2010

O que é o Narrador? (ou: Pra que serve o Mestre?)

O Mestre (ou Narrador) é aquele que vai descrever o mundo em que os personagens vivem. É como se fosse o produtor-roteirista de uma peça de teatro, que arranja todo o cenário e a linha narrativa básica. Ele altera os rumos das histórias conforme as decisões e atitudes dos jogadores.

Exemplo de jogo:

"Quer ouvir uma história?"

Narrador: Depois de fugir dos monstros, vocês encontram um casebre no meio da floresta. Marcas de garras estão espalhadas pelas paredes e um cheiro pútrido vem de dentro deste casebre.

João: Poxa, eu não vou entrar aí, não. Vamos ficar longe desse lugar estranho!

Elias: Pára de ser medroso! Meu personagem entra sozinho.

Narrador: Você não encontra nada no casebre além de comida apodrecendo e um urubu na janela, que sai voando assim que você entra. Há um pedaço de papel no centro da mesa.

Elias: Eu pego e leio o papel (O personagem dele faz isso, não o jogador)

Narrador: O papel diz: Ajude-me!…

Narrador: Ok, João. Você começa a escutar sussurros vindos da floresta e, logo depois, você reconhece o grito do seu amigo de dentro do casebre… o que você faz?

Quer dizer que Mestre sabe mais? (ou:Se você é um Mestre no RPG, quer dizer que você é melhor que os outros?)

Apesar de o Mestre geralmente saber um pouco mais que os jogadores, em termos de regras e cenário,  isso não significa que ele é  ‘melhor jogador’ que os outros jogadores.

Ele descreve o cenário e age como árbitro. Ele aplica as regras para que o JOGO de interpretação não seja apenas um “mocinho e bandido” e que os personagens tenham igual oportunidade de brilhar durante as aventuras do grupo.

O que preciso para ser Mestre ou Narrador? (ou: Qual é a graça de ser Mestre? Que eu levo?)

Saber as regras é um bom começo. Assim, se algum jogador tiver alguma dúvida, você pode ajudá-lo. Por outro lado, o Mestre pode modificar um pouco as regras ou decidir se uma regra se aplica ou não, sempre tendo como objetivo um equilibrio entre os personagens, chances iguais de brilhar e, acima de tudo, a diversão do grupo!

O Mestre funciona como o anfitrião de uma festa,que se diverte ao mesmo tempo que diverte os jogadores; um roteirista-diretor, que modifica a história conforme as decisões que os personagens dos jogadores tomam; um árbitro, que aplica as regras e as altera conforme o bom-senso e ator, que interpreta as pessoas que os personagens dos jogadores encontram.

O Mestre tem a oportunidade, também, de interpretar os mais variados papéis (incluindo o vilão ou antagonista) enquanto os jogadores devem se focar em seus próprios personagens. O Mestre também cria aventuras, conduzindo os jogadores através delas e improvisando para alterá-la para que as decisões dos jogadores façam a diferença nesse cenário imaginado!

Então se você decidiu ser o Narrador, bem-vindo para “Atrás do Escudo”.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: